Um profissional completo para o mercado de trabalho

Além de boa formação na área, habilidades sociais também importam

Quais as principais características de um bom profissional? A resposta para esta pergunta é uma chave capaz de abrir qualquer porta no mercado de trabalho. Saber utilizar as tecnologias que são criadas a todo momento com certeza estão entra as capacidades mais valorizadas. Mas os diferenciais de um bom profissional vão muito além da parte técnica e acadêmica. Inovação e capacidade de se reinventar, inteligência emocional, habilidades de comunicação e convívio social também estão entre os diferenciais.

“Assim como nós buscamos propósito no que fazemos, as empresas também fazem isso”, explica o gerente de Gestão de Pessoas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (Crea-SP), o engenheiro mecânico Ricardo Klein Schweder. Responsável pelo Departamento de Recursos Humanos do Crea-SP, Ricardo reconhece que as exigências num processo seletivo mudam de acordo com as necessidades do mercado. Hoje, a recomendação é o aprimoramento das chamadas soft skills, competências que fogem da técnica e dizem muito mais a respeito do comportamento do indivíduo.

“Os cursos das áreas de engenharia são muito completos. Mas as questões mais amplas, como empatia e gestão pessoal, acabam sendo limitadas numa formação em exatas”, diz. Para engenheiros, agrônomos, geocientistas e tecnólogos, os cálculos que fazem parte da rotina de trabalho podem dificultar a criatividade e tornar os ambientes emocionalmente desafiadores. Por isso, atividades extracurriculares podem ajudar a sair da zona de conforto. “Depois da primeira avaliação, que é fria, pois trata do currículo, o recrutador vai olhar se você participa de alguma associação, se faz algum trabalho beneficente, se tem uma boa postura e conhece a proposta de trabalho para qual está se candidatando. Se esses pontos estiverem de encontro ao que a empresa procura, já é um destaque”, detalha o engenheiro.

A plataforma digital “Crea-SP Capacita” (creasp.org.br/capacita) oferece uma série de cursos em parceria com instituições de ensino para a formação ampliada, como comportamento organizacional, criatividade, liderança entre outros. As associações também têm papel importante junto com os profissionais dentro do contexto local em que atuam, promovendo encontros e ações para gerar troca de experiência e desenvolvimento interpessoal.

E para investir na capacitação e formação dos profissionais, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Jaú realiza uma rodada de palestras.

Abrindo a programação, o engenheiro químico e de segurança do trabalho, chefe de equipe do CREA/SP, Rafael Albieri Francisco, traz a palestra institucional do CREA no dia 20 de abril, a partir das 19h.

A palestra “Energia fotovoltaica: homologação de baixa e média tensão” com o engenheiro eletricista Jefferson Marcos Degasperi será realizada no dia 26 de abril, a partir das 19h.

E o engenheiro civil e de segurança do trabalho Jonas de Souza Farias Arlindo, traz o tema “Panorama SST 2023: PGR, eSocial, CIPA e outras NRs” no dia 27 de abril, também às 19h no dia.

Toda a programação estará disponível de forma presencial e online.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *